Trackmania Nations Forever

Esses dias eu achei na net um joguinho antigo, que eu já havia ouvido falar sobre, mas só agora eu experimentei. Muitos já devem conhecer, outros não, mas enfim, aqui vai um reviewzinho sobre o Trackmania Nations Forever.



Vou mentir não: viciei.
O jogo é totalmente gratuito e permite a criação de uma conta pra jogar online e registrar recordes. Ao jogar solo, com o jogo conectado, os resultados e as medalhas obtidas são computadas no seu profle online, e o jogo já dá sua posição nos rankings mundiais.

Mas o legal mesmo é o online. Você pode procurar um servidor pra jogar, podendo filtrar inclusive o seu país e a região. Os jogos podem ser estilo circuito, com um número limitado de voltas, estilo Rounds, onde os jogadores têm um número determinado de tentativas pra fazer um bom tempo numa pista com início e fim distintos (comum em clanfrontos) e o modo mais popular que é o Time Attack, onde os corredores têm um tempo delimitado pra fazer o melhor tempo em quantas tentativas quiserem. E é emocionante ficar completando as pistas e vendo as posições se atualizarem automaticamente e avisos na tela que dizem "fulano tomou o 1o lugar".

O visual do jogo é outro ponto forte. Os carros, apesar de iguais em performance, são altamente customizáveis quanto à pintura. O jogo já trás várias skins para os carros, uma representando cada país - design criado para a versão feita especialmente para o ESWC - Eletronic Sports World Cup - e que foi mantido nesta versão. Além disso, o jogo trás um modo de pintura pra você desenhar seu próprio carro, e é possível também - com os truques certos - editar as skins no Photoshop.

Outro ponto muito forte do jogo é o editor de pistas. Quem já jogou Stunts no MS-DOS sabe como isso é legal ^^. O editor é tão completo que o jogo pergunta se você quer rodá-lo no modo Simples ou Avançado. Jogadores experientes criam pistas muito bem feitas e colocam na internet pra baixar. Existe até um site especializado que permite que usuários postem suas pistas e outros dêem notas pra elas.

Outra qualidade que me interessou particularmente: os ajustes gráficos do jogo são muito abrangentes, fazendo com que os requisitos de sistema sejam beeeem variáveis. Assim, quem como eu joga num Lentium 4 com 1GB de Ram e vídeo onboard com 64MB de memória compartilhada vai conseguir jogar sem problemas. E quem tem um micrão fodão, bem, o jogo foi feito em parceria com a nVidia, e os desenvolvedores prometem aproveitar bem a sua plaquinha comprada com os olhos da cara.

Pra finalizar, o download é relativamente pequeno: 503MB.
Você pode baixar aqui: http://www.trackmania.com/index.php?rub=downloads

EDIT:
Achei no YouTube os trailers oficiais do jogo.

Esse é o do Trackmania Nations ESWC (antigo)...



...e esse é o do atual, Trackmania Nations Forever.