Estaria a Sega finalmente acertando a mão?

Quem ainda é muito pivete deve conhecer só as gerações atuais e umas poucas passadas dos video-games, pra mim que tô beirando os 30 a infância é marcada por Ataris e Odisseys. E quando eu realmente estava na idade do vício - a partir ali dos 8 em diante - começava a briga entre a Sega e a Nintendo, briga essa que iria durar anos e eu que não tomei lado nenhum pude me divertir com ambos. Joguei Mario, Battletoads, Skate or Die, Zelda, Donkey Kong, Killer Instinct... assim como Sonic, Kid Chameleon, Streets of Rage, Alex Kidd e vários outros. A lista em si é imensa.

Eu não posso negar que quando a Sega saiu do mercado de consoles eu achei triste. Eu tive um Master System, joguei muito Mega Drive, experimentei o Saturn e o Dreamcast, além de alguém ter me deixado brincar um pouco com um Game Gear. Mas quando anunciaram que a Sega iria continuar fazendo games, era um sinal de alívio. Aí vieram as versões de Altered Beast, Golden Axe, que eu não joguei mas disseram que tinham sido fail, e eu imagino o porquê. Queriam enfeitar demais algo que já era bom. Sem contar a quantidade de maltratos que o Sonic Team causou ao pobre ouriço azul. Mesmo a versão do Nintendo DS, um 2D como nos bons tempos, é insuportável de se jogar com o Sonic soltando a toda hora aqueles "yeaaah", "cool", "all right", como se o game fosse produzido pelo Discovery Kids.

Estes dias, eu recebi um link da minha amiguinha querida. Trata-se de um jogo disponível na Xbox Live Arcade, downloadeável, não é caro...
...gráficos fodões, novos modos...
...mas com o que o fez famoso no início dos anos 90.



Pelo que o trailer mostrou, After Burner Climax é um remake bem fiel do After Burner original do arcade e do Mega Drive (a versão do Master era ligeiramente diferente na jogabilidade). Eu tive um cartucho do After Burner pro Master System, presente do amigo Eudes, e não tinha essa de simulação - era apenas um joguinho de tiro bem estilo arcade mesmo, onde o jogo tem que te divertir o suficiente pelo tempo de uma ficha.
Tudo bem que os jogos se modernizaram e agora o que se tem em matéria de "jogo de avião" são simuladores ultra-reais cheios de botões, "jogo de carro" são simuladores ultra-reais que reproduzem distâncias de frenagem, forças centrífugas e centrípetas atuando nas curvas...
Mas essa é só uma forma - finalmente um acerto por parte da Sega - de enxergar que os bons e velhos jogos "4fun", sem aquela coisa toda de realismo, ainda fazem sucesso. Não é a toa que tem muita gente que tem no PC World of Warcraft, Oblivion, Crysis e... emuladorezinhos de Mega, SNES...

Por que não pegar então esses bons e velhos clássicos, colocar uns gráficos full-HD que são possíveis hoje, manter a velha jogabilidade e adicionar outras como opção, e vender baratinho pela Live e pela PSN? A Sega demorou pra se tocar, mas parece que antes tarde do que nunca, como já dizia o ditado.

Outro que é do ano passado mas só agora vi: OutRun.
Este joguinho volta com o nome OutRun Online Arcade, a Ferrari agora licenseada, alguns novos modos de jogo... e a mesma loira no banco do passageiro do conversível, e a mesma Magical Sound Shower que não fica velha nunca.



Pra completar o post, uma esperança vinda do Sonic Team. Estariam mesmo eles dispostos a pular toda essa montanha de fails que colocaram na história do ouriço azul e continuar de onde parou a melhor série que o Sonic já teve?



Ok. Parece que a Sega já percebeu o óbvio: eles têm excelentes franquias, fizeram um grande sucesso no passado e ainda hoje, informalmente ou não, muita gente joga os clássicos. Então se eles conseguem melhorar sem mexer no que era bom, eles vão voltar a ser um nomão nos games.

Então se a lição foi aprendida, quais serão os próximos?
Kid Chameleon, Streets of Rage, Ecco the Dolphin, Daytona USA, Alex Kidd...
Ou mesmo novas versões de Golden Axe e Altered Beast, mas fazendo agora do jeito certo.

Eu daqui assisto esperançoso.
O bom da briga dos games é que ninguém vença, afinal.
Quem perde não deveria sumir.

EDIT: Eu disse acima que o novo jogo agora tem a "Ferrari licenseada".
Tava vendo a versão antiga, também é uma Ferrari ali, tem o cavalinho na traseira do carro.
FAIL meu, sorry x.x

0 comentários: