Panelinha Awards 2008

Isso aqui era pra ter sido um comentário no blog da Mayumi, mas ficou um texto tão longo que seria melhor postar por aqui. Isso porque, quando se fala em "festinha do Oscar" eu já tenho uma opinião formada faz tempo e sempre me vem um sentimento de incredibilidade e um tiquinho de desdém.


Não sei se eu estou errado, não sei se a informação procede, mas eu ouvi que quando alguém é premiado no Academy Awards esse alguém passa a fazer parte da Academia, e no ano que vem ele vai votar nos indicados a prêmio. Por isso, os membros que estão lá usam a premiação pra controlar a panela interna da Academia. Não que sejam ruins os filmes que eles premiam, nãããão. Mas tem gente boa que eles nunca vão premiar - o Jim Carrey é um que já desistiu de esperar por Oscar, e hoje ele já admitiu publicamente que tá cagando e andando pra isso.

Eu não assisti a entrega dos prêmios, a não ser por um ou dois pedaços quando eu ligava a TV esporádicamente. Vi esses pedacinhos na TNT, sem tradução, sem comentaristas, ao vivo e sem cortes. Mas se for pra falar da Groba aqui... a meu ver eles colocam comentaristas em tudo o que eles acham que "o povão não vai entender", só pode ser isso. Eu assisti o show do Iron Maiden no Rock in Rio na Groba e quando acabou eu tava me roendo de raiva! O "Gente Inocente" não calava a boca!

E no Oscar não podia ser diferente, além do que é uma perfeita oportunidade pros comentaristas em questão fazerem mil comentários falando dos vencedores e de como eles mesmos poderiam ter sido melhores que os mesmos. Esse comentário sobre o Rattatouille do Vilker foi até brando: alguém já viu o Arnaldo Jabor no Oscar? Eu sou fã das alfinetadas dele no JN (quando eu vejo), mas ele no Oscar foi um porre! Titanic não merecia "melhor cenografia" porque era cenografia de reconstituição? Matrix só levou "efeitos visuais" por causa da popularidade do filme? 90% dos premiados são medíocres? Só o Jabor é que é um gênio? Ah, vai se ferrar!

Por essas e outras que eu nem acompanho entrega de Oscar nem o raio que o parta. Na minha opinião há premiações mais sérias e confiáveis. Eu prefiro basear a qualidade do filme cruzando as informações do Globo de Ouro (escolhido pela crítica) e do MTV Movie Awards (escolhido por voto popular). E não assistir pela Groba, claro!

0 comentários: